Ferramentas para Manutenção Elétrica Doméstica Segura

Quando se trata de manutenção elétrica em casa, a segurança deve estar em primeiro lugar. Saber como trabalhar com eletricidade de maneira segura e ter as ferramentas corretas à mão é fundamental. Se você está pensando em se aventurar no mundo do “faça você mesmo” elétrico, compilamos uma lista das principais ferramentas que você deve considerar ter em sua caixa de ferramentas.

Desligue a Energia para manter a segurança

Antes de iniciar qualquer trabalho elétrico, a primeira e mais importante regra é desligar a energia do circuito em que você está trabalhando. Nunca trabalhe em instalações elétricas energizadas!

Multímetro

Esta ferramenta é uma obrigação. Com ela, você pode medir tensão, corrente e resistência, tornando-a indispensável para diagnósticos e verificações.

Chaves Isoladas

Tenha sempre à mão chaves de fenda e Philips isoladas. Elas são básicas para muitos trabalhos elétricos, desde instalar uma tomada até substituir um interruptor.

Alicate Universal Isolado

Ideal para cortar, descascar fios e apertar conectores, esta é uma ferramenta multifuncional que você vai querer ter em seu kit.

Alicate Amperímetro

Esse dispositivo permite medir a corrente elétrica de um circuito sem desconectar nada, tornando as verificações muito mais simples.

Alicate de Ponta Longa Isolado

Para os cantos mais difíceis e trabalhos mais delicados, este alicate é perfeito.

Alicate Descascador de Fios

Evite o uso de facas ou outros métodos arriscados e opte por esta ferramenta específica que faz o trabalho de forma segura e eficiente.

Luvas e Óculos de Segurança

Nunca subestime a importância de equipamentos de proteção pessoal. Luvas isolantes e óculos de segurança são essenciais para protegê-lo de choques elétricos e outros riscos.

Detector de Tensão sem Contato

Essa ferramenta pode rapidamente lhe dizer se um circuito está energizado, tornando-a essencial para a segurança.

Fita Isolante

Seja para fazer pequenas emendas ou isolar conexões, a fita isolante é um item que você sempre vai precisar.

Lanterna

Em muitos casos, trabalhar com eletricidade significa trabalhar em áreas com iluminação precária. Ter uma lanterna de boa qualidade garantirá que você possa ver claramente o que está fazendo.

Rolo de Fio Elétrico

Em algumas situações, você pode precisar estender ou substituir cabos. Ter um rolo de fio elétrico adequado para o trabalho é fundamental.

Conectores e Emendas

Para garantir que as conexões sejam seguras e duráveis, tenha sempre um conjunto de conectores e emendas de qualidade à mão.

Fita Veda Rosca

Usada principalmente em conexões roscadas, esta fita garante uma ligação mais segura e sem vazamentos.

Conjunto de Chaves Allen

Algumas instalações e equipamentos elétricos requerem chaves Allen. Ter um conjunto completo assegura que você estará preparado para qualquer eventualidade.

Sapatos de Segurança com Solado Isolante para segurança

Não subestime o valor de um bom par de sapatos de segurança, especialmente aqueles com solado isolante. Eles podem proteger seus pés de choques elétricos e outros riscos.

Caixa de Disjuntores e Fusíveis Reservas de segurança

Em casos de sobrecarga ou curto-circuito, é sempre bom ter fusíveis ou disjuntores de reserva compatíveis com seu sistema elétrico.

Materiais profissionais para maior segurança

Além dos materiais e equipamento para manutenção doméstica, as vezes os projetos elétricos requerem materiais mais profissionais e de robustez maiores, para isso a BRUM oferece componentes elétricos de extrema qualidade, materiais importados da Europa, com qualidade garantida

Carla Alleoni