Instalações elétricas: um guia prático

Se você pensar agora no assunto construções, uma das primeiras coisas que virá na sua cabeça é o tema instalações elétricas. Essa parte da obra é de suma importância, uma vez que será a partir das instalações que virão as principais fontes de energia do prédio. No entanto, muitas vezes, as instalações elétricas não são feitas como deveriam e, por isso, não cumprem o seu papel de maneira eficaz – manter a segurança dos moradores ou frequentadores daquele ambiente é um deles.

É a energia elétrica que dará funcionamento para nossos eletrodomésticos, propiciará um bom banho quente, carregará os nossos celulares, ou seja, é até possível, mas totalmente inviável para os tempos atuais, sobreviver em um local sem eletricidade, não é mesmo? Por outro lado, se a eletricidade não for bem empregada, pode resultar em curtos circuitos, choques, incêndios e muitos outros danos até mesmo fatais.

Imagem meramente ilustrativa.

De uma vez por todas, o que é instalação elétrica? Entenda!

A instalação elétrica é um conjunto de equipamentos que torna possível a instalação de energia em um projeto, o corpo da instalação é constituído por fios, cabos e outros acessórios que juntos formam uma ponte entre a fonte geradora de energia e as cargas elétricas. É fácil de entender, olha só:

As instalações elétricas podem ser residenciais/prediais, industriais ou comerciais, sendo as industriais as mais complexas e as residenciais e comerciais as mais básicas. A instalação utilizada com maior frequência é a de baixa tensão, mas existem o que chamamos de alta tensão e tensão reduzida, ou extra baixa. As instalações de baixa atuam em corrente contínua e utilizam das cargas dos próprios eletrodomésticos e eletrônicos.

Agora podemos compreender um pouco mais sobre esse universo, então continue a leitura e aprenda como podem ser divididas as instalações elétricas.

Todo sistema é composto por partes e elementos diversificados e, nesse caso, não seria diferente.

  • Instalação elétrica e infraestrutura: Essa seção corresponde a todos os materiais importantes para uma boa instalação elétrica, são: as caixas de medidores, bandejas elétricas, leitos elétricos, eletrocalhas, suportes, fixadores para cabos e outros acessórios do segmento em geral;

  • Medição e proteção: essa parte é super relevante, diz respeito aos medidores, fusíveis e disjuntores. Essas ferramentas monitoram e protegem as instalações elétricas e, por isso, precisam estar em pleno funcionamento;

  • Acessórios de cabeamento: os fios e cabos são responsáveis por conduzir e conectar a fonte às cargas elétricas, como os equipamentos elétricos e eletrônicos que você possui em casa, carregadores de celular, por exemplo;

Além disso, as instalações ainda podem se dividir em três tipos, confira:

  • Tensão reduzida ou extra baixa

As categorias de tensão reduzida ou extra baixa representam tensões menores ou iguais a 75V, a sua estrutura é em corrente contínua. Em alguns casos, a tensão pode operar em corrente alternada e chega a ser menor ou igual a 50V.

  • Baixa tensão (BT)

Nessa categoria se enquadram as tensões que variam entre 75 V e 1500 V em corrente contínua. Em corrente alternada essas instalações podem operam entre 50 V e vão até 1000 V

  • Instalação em alta tensão (AT)

Essas instalações são de alta tensão, elas excedem os valores determinados para baixa tensão e tensão reduzida, por isso, conseguem atingir diversas centenas de kV.

Como escolher o melhor tipo de instalação elétrica?

É claro que o tipo de estabelecimento que você quer instalar a eletricidade conta bastante e até mesmo define o procedimento necessário a ser feito. Seja o seu ambiente predial, comercial ou industrial, eles terão diferenças que precisam ser respeitadas.

Em uma instalação elétrica predial ou residencial, basicamente é necessário interruptores e lâmpadas, o que difere de uma instalação industrial, na qual serão usados vários sistemas de medição para um melhor controle de consumo em cada fase da produção e proteção das máquinas.

O que é um projeto elétrico?

O projeto elétrico é responsável por guiar todas as futuras instalações de um estabelecimento, a partir dele o projetista pode definir pontos luminotécnicos, estruturas de tomada, interruptores, corpo do circuito elétrico, quadro de distribuição de energia e os dispositivos de proteção que serão utilizados.

Como realizar uma instalação elétrica residencial? Tenha uma planta da casa, defina os pontos de eletricidade, confira as especificações de eletricidade que cada ambiente precisa ter, pontos de eletricidade, circuitos elétricos e posicione os dutos. Dessa forma, seguindo um roteiro você evita muitos problemas futuros, inclusive, de reformas que não conseguem ser concretizadas devido a más instalações passadas e acredite: você não vai querer isso!

Imagem meramente ilustrativa.

Carla Alleoni